Quem Somos

quem-somos-003

quem

somos 

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba é o conjunto de música erudita que está há mais tempo em atividade no Brasil: possui 123 anos de trajetória artística. 

 

Conquistou o Registro de Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Piracicaba, concedido pelo Codepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural), a exemplo do que acontece com dois fortes organismos na cidade: o Dialeto Piracicabano e a Festa do Divino Espírito Santo.

 

É reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública e desenvolve sua programação a partir de duas frentes: subvenção municipal via secretarias de Educação e da Ação Cultural e patrocínio da iniciativa privada, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Ao longo dos anos, manteve-se de concertos esporádicos, graças à dedicação de entusiastas da música erudita, muitos ligados à Esalq, a tradicional escola de agronomia da USP.

 

A partir do ano de 2015, passa por uma ampla reestruturação: admite novos instrumentistas através de concorrido processo seletivo, cria as temporadas regulares de concertos mensais e passa a receber solistas reconhecidos no Brasil e no exterior.

 

Sua programação dinâmica e inovadora atraiu aproximadamente 150 mil pessoas nos concertos, promovidos com distribuição gratuita de ingressos e campanhas de doação de alimentos para entidades assistenciais do município.

 

Destaca-se pela presença no Festival Internacional de Inverno, em Campos do Jordão, e na Sala São Paulo, na capital paulista, a principal casa de concertos da América Latina, além de concertos especiais em Piracicaba, em locais com ampla capacidade de público, como o Gramadão da Esalq e o Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas.

 

A OSP preocupa-se com a formação artística da comunidade em que está inserida e desenvolve três projetos sociais, que contemplaram cerca de 50 mil crianças da rede municipal de ensino.

 

Atenta aos novos tempos e sem esquecer de suas raízes, a OSP contribui para a circulação do nome de Piracicaba como importante polo cultural e artístico do interior de São Paulo.