projetos
sociais
A cultura exerce influência sobre diversos aspectos na vida das crianças.
Estudos demonstram que o fortalecimento cultural pode melhorar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças pequenas, da mesma forma que a saúde mental e física.
O contato com a música, além de ampliar o repertório cultural e musical, proporciona valores como motivação, autoestima, superação de limites, habilidades que estimulam raciocínio lógico e abstrato, experiências estéticas, contextualização social e histórica e disciplina.
Nossos projetos sociais já contemplaram 50 mil crianças, entre 5 e 10 anos, da rede municipal de ensino. Conheça cada um deles.
abc do dó ré mi
Você já foi a um show? E a um concerto? E se unirmos um show a um concerto, o que teremos? Um ShowCerto! A proposta do showcerto ABC do Dó, Ré, Mi é costurar música e teatro, com o roteiro ancorado na linguagem do humor.
É também uma oportunidade de as crianças visitarem pela primeira vez o teatro e terem contato com a música clássica: tudo de uma forma leve, descontraída e educativa!
É a partir dessa descontraída junção que as crianças aprendem sobre o quanto uma orquestra pode ser versátil, conhecem de perto os instrumentos e suas famílias. E o que é melhor: ainda se divertem!
música nas escolas
O Música nas Escolas é um projeto didático e pedagógico de valorização musical. As aulas são ministradas por quartetos de cordas, madeiras e metais.
Os músicos visitam as escolas para demonstrar, na prática, como a música erudita faz parte das rotinas das crianças.
Os alunos ouvem músicas temas de filmes ou desenhos, além de canções célebres, e também recebem explicações didáticas sobre o funcionamento dos instrumentos.
pequena grande orquestra
A OSP oferece gratuitamente aulas individuais e coletivas de violino, ministradas todas as semanas pelos professores e instrumentistas Jacqueline Lopes de Oliveira e Luis Fernando Fischer Dutra.
Graças a um convênio entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa é desenvolvida nas escolas municipais Professora Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, e Professor João Batista Nogueira, em Santa Teresinha. Ao todo, são contemplados 50 alunos, com idade entre 7 e 10 anos, que frequentam as aulas no contraturno escolar, nas próprias escolas onde estão matriculados.
Os violinos do projeto foram adquiridos por meio de contribuições voluntárias dos músicos da OSP e de pessoas sensíveis à iniciativa.