OSP apresenta ‘Concerto para fagote’ no Teatro Estadual de Araras

OSP apresenta ‘Concerto para fagote’ no Teatro Estadual de Araras

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) apresenta-se no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras, no sábado (18), às 19h. Obras de Sergei Prokofiev, Carl Maria von Weber e Edward Elgar integram o repertório, sob regência do maestro alemão Knut Andreas e solos ao fagote do carioca Mateus Távora. A entrada é gratuita.

O maestro destaca ainda a itinerância da OSP como um dos ideais traçados para os próximos anos. “Piracicaba é um importante pólo cultural e artístico. Ao circular por outras cidades, como já fizemos este ano, quando nos apresentamos na Sala São Paulo, nos encarregamos de levar culturalmente o nome do município a outros locais”, avalia.

De Sergei Prokofiev, o programa traz a “Abertura sobre temas hebraicos, Op. 34”, escrita após o compositor russo viajar aos Estados Unidos e ter contato com a cultura judaica. A composição é dividida em três partes, cada uma baseada em um tema hebraico diferente. É conhecida por sua mistura de elementos folclóricos judaicos com a linguagem musical moderna.

A OSP interpreta ainda o “Concerto para fagote e orquestra, em Fá maior, Op. 75”, escrito pelo alemão Carl Maria von Weber em 1811. “É um dos concertos mais importantes do repertório para fagote e destaca-se pela sua complexidade e beleza, ao incorporar elementos de danças e melodias populares”, explica o maestro Knut Andreas, ao lembrar que Weber explorou ao máximo as capacidades técnicas e expressivas do fagote, criando passagens desafiadoras e emocionantes para o solista, além de uma combinação equilibrada entre o fagote e a orquestra.

O encerramento traz “Variações 'Enigma', Op. 36”, uma das maiores obras orquestrais inglesas e também a que selou a fama de Edward Elgar. O compositor afirmou ter escondido um mistério musical no fundo dessa obra, que teve sua estreia em 1899. O tema principal, “Enigma”, é seguido por 14 variações que exploram diferentes aspectos musicais e emocionais, cada uma representando um amigo próximo de Elgar.

A Temporada 2024 da OSP é promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e conta com o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia; parceria da Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Jovem Pan e Rádio Educativa FM; e apoio das secretarias municipais de Educação e da Ação Cultural, ambas ligadas à Prefeitura do Município de Piracicaba. O apoio institucional para a apresentação em Araras é da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O SOLISTA - Recém-formado no curso de bacharel em fagote pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mateus Távora é intercambista na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha), na classe do professor David Tomas Realp. Integrou diferentes grupos musicais, entre eles as orquestras jovens de Niterói, do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo, além da Academia da Orquestra Petrobras Sinfônica. Dos vários festivais de música, destaque para as participações nos de Campos do Jordão (edição de inverno e verão), Internacional de Barra Mansa, Conexões Musicais UFF, Brasil-Alemanha UFRJ, Academia Jovem Concertante e Festival Vale do Café. Como músico de câmara, foi membro do Quinteto Experimental da UFRJ e do Quinteto Guanabara. Em 2022, ganhou o concurso UFRJ para jovens solistas com a obra “Concertino para fagote e pequena orquestra”, de Francisco Mignone.

SERVIÇO - Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (18), às 19h, no Teatro Estadual de Araras (avenida Dona Renata, 4901, Centro). Ingressos no site.bileto.sympla.com.br/teatroestadualdeararas. Entrada gratuita. Informações: osp.art.br ou nas redes sociais (facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram.com/sinfonicapiracicaba).

No Comments Yet.

leave a reply