OSP reúne 150 vozes e instrumentos para interpretar obra-prima de Beethoven

OSP reúne 150 vozes e instrumentos para interpretar obra-prima de Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) fará três apresentações históricas para celebrar o 258º aniversário da cidade, com a monumental “Sinfonia nº 9 em Ré menor, Op. 125”, de Ludwig van Beethoven, uma das obras mais importantes da música clássica, reconhecida mundialmente por seu caráter inovador e mensagem de fraternidade. O elenco é composto por 150 músicos, incluindo instrumentistas, solistas e o Coro Lírico Municipal de São Paulo. Os concertos acontecem nos dias 29 e 30 de agosto, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba, e no dia 7 de setembro, às 11h, na Sala São Paulo.

Além do Coro Lírico Municipal de São Paulo, sob regência de Hernán Sánchez, participam os solistas Maria Sole Gallevi (soprano), Larissa Guimarães (contralto), Wilian Manoel (tenor) e Julián Lisnichuk (barítono). A regência da orquestra será do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP desde 2022. “A Nona de Beethoven ultrapassa barreiras de tempo, idioma e cultura. Ao ouvi-la, sentimos que todos pertencemos a algo maior, e é isso que queremos compartilhar com o público piracicabano e paulista nesta celebração.”

Composta em 1824, a Nona Sinfonia é considerada uma das criações mais grandiosas da história da música. Pela primeira vez, um compositor ousou incluir coro e vozes solistas dentro de uma sinfonia, rompendo com as tradições do gênero. O texto do quarto movimento é baseado no poema “Ode à Alegria”, de Friedrich Schiller, exaltando a fraternidade universal e o sonho de uma humanidade unida.

A estreia da obra foi marcada por um episódio emocionante: Beethoven, já completamente surdo, não ouviu os aplausos do público e precisou ser tocado no ombro pela cantora Caroline Unger para se virar e ver a plateia em pé, aplaudindo efusivamente. Décadas depois, a melodia de “Ode à Alegria” tornou-se o Hino da União Europeia, sendo executada em momentos históricos como a Queda do Muro de Berlim, em 1989, e na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

O vice-presidente da OSP e diretor artístico associado, André Micheletti, lembra que a Orquestra Sinfônica de Piracicaba completou 125 anos e a Nona Sinfonia foi incluída na Temporada 2025 para a celebração também nessa ocasião, como um presente à cidade e ao público que acompanha a trajetória do grupo. “Esta obra é um símbolo de união, esperança e superação. Assim como Beethoven, que mesmo sem ouvir compôs uma das maiores obras-primas da música, a OSP carrega consigo uma história de persistência e paixão pela arte”, diz.

A Temporada 2025 é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Conta ainda com patrocínio safira da Caterpillar, patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, patrocínio turquesa da Phinia, patrocínio topázio do Savegnago e da Glóvis e patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower. São apoiadores a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle e a Marrucci, enquanto o apoio de mídia é da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM.

OSP - OSP é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Piracicaba e vem impactando milhares de pessoas com uma programação acessível e de excelência. Apenas nas últimas temporadas, mais de 150 mil pessoas foram alcançadas pelos concertos regulares e projetos educativos, levando música a escolas públicas e espaços sociais.

Knut Andreas

Diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba desde 2022. Também atua à frente da Orquestra Sinfônica de Potsdam e da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim (OSJB), além de lecionar história da música e gestão musical na Universidade de Potsdam. Já regeu importantes orquestras na Europa, Ásia e América do Sul, incluindo turnês pela França, Itália, Taiwan, China, Albânia e Brasil. Foi premiado como Melhor Regente no Festival Internacional “Michelangelo” (Florença) e recebeu o Título de Cidadão Piracicabano em 2023 pela Câmara Municipal.

CORO - Formado por cantores que atuam como solistas nos principais palcos do país, o Coro Lírico Municipal de São Paulo participa das temporadas de ópera do Theatro Municipal, além de concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da Cidade e apresentações próprias. Fundado em 1939, teve como primeiro diretor o maestro Fidelio Finzi. Entre suas premiações, destacam-se o APCA de Melhor Conjunto Coral (1996) e o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Ópera (1997). Atualmente, o grupo é dirigido pelo regente titular Hernán Sánchez Arteaga e pelo regente assistente Alessandro Sangiorgi.

Hernán Sánchez Arteaga

Regente titular do Coro Lírico, é natural de Buenos Aires e atua há três décadas na direção coral. Formado pelo Conservatório Alberto Ginastera e pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, tem vasta experiência em óperas como La Traviata, Carmen, Norma e A Flauta Mágica. Atuou como regente titular do Coro Estable del Teatro Argentino de La Plata (2014–2022), e mais recentemente do Coral Lírico de Minas Gerais (2023–2024). Também dirigiu o Coro Polifónico Nacional e o Coro Nacional de Jovens da Argentina.

Serviço

Piracicaba

29 e 30 de agosto – 19h30
Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Av. Independência, 277)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e portadores da Identidade Jovem).
Distribuição gratuita de 140 ingressos por sessão, 1h antes do concerto, na bilheteria do teatro, para pessoas de baixa renda, estudantes e público em geral, conforme disponibilidade.
Venda online: megabilheteria.com - a partir do dia 18 de agosto
Aceita Vale Cultura

São Paulo
7 de setembro – 11h
Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Luz)
Entrada gratuita.
Retirada de ingressos: a partir das 12h da segunda-feira anterior ao concerto, pelo site ou nos totens do piso térreo da Sala São Paulo (limite de 4 por pessoa).

No Comments Yet.

leave a reply