PIRACICABA, DEZEMBRO DE 2022 - Estudantes da rede municipal de ensino contempladas com o projeto Pequena Grande Orquestra, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), terão a chance de apresentar ao público o resultado do aprendizado musical acumulado ao longo do semestre. Eles serão os responsáveis pela recepção ao público dos concertos de encerramento da Temporada 2022, neste sábado (17), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
Com a proposta de proporcionar inclusões social e cultural às crianças em regiões de vulnerabilidade social, o projeto Pequena Grande Orquestra oferece gratuitamente aulas individuais e coletivas de violino, ministradas todas as semanas pelos professores e instrumentistas da OSP, Jacqueline Lopes de Oliveira e Luis Fernando Fischer Dutra.
Graças a um convênio entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa começou em 2017, mas teve uma pausa no ano de 2021, em função da pandemia do novo coronavírus. A retomada aconteceu em junho deste ano, nas escolas municipais Professora Olivia Capranico, no bairro Mário Dedini, e Professor João Batista Nogueira, em Santa Teresinha.
Ao todo, são contemplados 50 alunos, com idade entre 7 e 10 anos, que frequentam as aulas no contraturno escolar, nas próprias escolas onde estão matriculados. Os violinos do projeto foram adquiridos por meio de contribuições voluntárias dos músicos da OSP e de pessoas sensíveis à iniciativa.
Segundo o violinista e professor Luis Fernando Dutra, o projeto social dá a oportunidade de as crianças terem um contato mais próximo com a música. “Mesmo com poucos meses de aulas, os objetivos iniciais foram alcançados e os alunos estão muito felizes em poder mostrar parte do que aprenderam no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto”, diz. As apresentações no sábado serão realizadas 30 minutos antes de cada concerto.
Dutra explica ainda a dinâmica do trabalho e como os resultados são notados: “trabalhamos diversos conceitos musicais, como pulsação, dinâmica, altura, entre outros, o que aumenta a percepção auditiva e, com isso, o bom desenvolvimento em outras áreas, como a concentração, a disciplina, respeito e o trabalho em equipe”, avalia.
NÚMEROS – Todos os projetos sociais estão integrados às ações da Temporada 2022 da OSP, iniciada em janeiro e que é composta ainda por concertos mensais, sempre com entrada gratuita. “Quando a música acontece no palco, levando concertos para a população sem a cobrança de ingressos ou quando a orquestra promove seus projetos educativos, tudo é pelo social, é pela qualidade de vida da comunidade”, diz o violoncelista piracicabano André Micheletti, diretor artístico associado da OSP.
Ainda segundo Micheletti, a Orquestra entende que a formação de cidadãos por meio da arte é a sua contrapartida à sociedade. “É algo que também só se concretiza pela soma de esforços, em que agem conjuntamente a orquestra, o poder público e a iniciativa privada, por meio das leis de incentivo existentes”, diz Micheletti, que também é professor de música na USP de Ribeirão Preto.
A Temporada 2022 tem recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, via secretarias da Ação Cultural (Semac) e de Educação, e sob o patrocínio das empresas Atacadão (ouro), Hyundai (prata), CNH Industrial (bronze) e Caterpillar (apoiadora).
Além das aulas de violino, o ano de 2022 marcou a retomada do Projeto Música nas Escolas, com 42 apresentações em escolas municipais e destinadas a 4.200 alunos, e o Projeto ABC do Dó, Ré, Mi, desenvolvido no Teatro Municipal Dr. Losso Netto e que alcançou em 2022 aproximadamente 6.000 estudantes da rede municipal de ensino, em 12 apresentações. Somadas, as ações contemplaram perto de 40 mil crianças, desde 2015.
Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.
Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.
Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.