Artigo da Classic FM sobre a OSP

Artigo da Classic FM sobre a OSP

A Classic FM, uma das principais rádio nacionais independentes do Reino Unido, trouxe em site oficial um artigo sobre o concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba em agosto de 2023, no aniversário da cidade. O texto de Kyle Macdonald destaca a apresentação de Farandole, de Bizet, executada no escuro pelos músicos.

Clique aqui para ler o artigo original (em inglês). Leia abaixo a transcrição do texto:

Esta orquestra continuou tocando perfeitamente na escuridão, depois que todas as luzes do palco foram cortadas em uma tempestade

Por Kyle Macdonald

Uma orquestra sinfônica brasileira mergulhou na escuridão no meio do concerto – e os músicos estiveram à altura da ocasião em grande estilo.

Esses músicos foram desafiados por um evento climático dramático durante um concerto ao vivo, e sua resposta está criando sua própria tempestade.

Em agosto, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresentou no Teatro Erotides de Campos. Foi um concerto em comemoração aos 256 anos de fundação da cidade de Piracicaba, no sul do Brasil.

Enquanto tocava ‘Farandole’ da Suíte L’Arlésienne de Bizet, todas as luzes do teatro foram repentinamente cortadas, quando um súbito corte de energia cobriu a cidade.

“Foi o que aconteceu quando uma queda de energia tomou conta de Piracicaba após uma chuva de granizo”, disse a orquestra.

Imperturbáveis, os músicos da orquestra continuaram na escuridão. E sem música ou um maestro visível, os músicos passaram a tocar agilmente de memória e de ouvido.

Todos mantiveram a calma e com puro profissionalismo, com conjunto e expressão muito finos também.

 “Músicos e maestro continuaram no palco em plena harmonia, até que os geradores de energia de emergência foram acionados”, disse a orquestra.

As imagens do evento se tornaram virais nas redes sociais, com milhares de curtidas.

Relatos dizem que ao final da peça o teatro voltou à luz e os instrumentistas e o maestro receberam aplausos estrondosos. Muito merecido!

No Comments Yet.

leave a reply