No Desfile Cívico de 7 de Setembro, que terá início às 8h deste sábado no Estádio Barão da Serra Negra, seis escolas participantes apresentarão o projeto Fanfarras, desenvolvido pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação).
O tema do desfile deste ano será “Piracicaba: História Viva à Beira do Rio”, destacando a importância de conscientizar as novas gerações sobre a preservação do manancial. As escolas municipais envolvidas são Maria Benedicta Penezzi, no Campestre; Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Gleba Califórnia; Prof. Luis Claudio Alves, no Jardim Primavera; Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu; Elizabeth Consolmagno Cruz, no Kobayat Libano; e João Batista Nogueira, em Santa Teresinha.
Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Roza, “o projeto das fanfarras é uma iniciativa importante para envolver os alunos em atividades culturais e educativas, promovendo o desenvolvimento artístico e social”.
O maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, ressalta que “o envolvimento das escolas no projeto é fundamental para promover a música e a arte entre os estudantes, contribuindo para a formação integral”.
Já o diretor artístico associado da OSP, André Micheletti, afirma que “a parceria entre a OSP e a SME tem sido fundamental para levar a música para dentro das escolas e proporcionar experiências enriquecedoras para os alunos”.
Com ensaios semanais desde março, as escolas participantes estão se preparando para encantar o público durante o desfile cívico, com apresentações musicais coordenadas por instrumentistas da OSP: Emerson Juliano de Aguiar Teixeira, Ismael Celestino Brandão Neto e Sergio Luis Camilo Teixeira. Ao todo são aproximadamente 200 anos da rede.
Os projetos entre OSP e SME, como o Música nas Escolas, o Pequena Grande Orquestra e o ABC do Dó, Ré, Mi, têm impactado positivamente a educação em Piracicaba desde 2015. Para o ano de 2024, são 9.100 alunos de 121 escolas da Rede Municipal de Educação beneficiados por essas iniciativas. A coordenação é de Heloísa Guerrini e das supervisoras Eloísa de Toledo Cruz e Aline Rossini.