Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Beethoven e Grieg

Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Beethoven e Grieg

PIRACICABA, OUTUBRO DE 2022 - Obras do norueguês Edvard Grieg e do alemão Ludwig van Beethoven estão no próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob regência do maestro emérito Jamil Maluf e participação de dois piracicabanos: a soprano Raíssa Amaral como solista e o ator Washington Poppi como narrador. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 16h e 19h, no próximo sábado, 1º de outubro. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis a partir de quarta-feira (28), no site megabilheteria.com.

As duas obras foram escritas para ilustrar peças de teatro e foram usadas em algumas trilhas-sonoras: a “Suíte nº 1 de Peer Gynt, Op. 46”, de Grieg, foi composta a partir do conto homônimo do dramaturgo Henrik Ibsen, enquanto “Música para cena Egmont, Op. 84”, de Beethoven, serviu de música de cena (ou trilha-sonora, como hoje é chamada) para a montagem da tragédia teatral “Egmont”, de Goethe, em Viena.

A primeira peça tem quatro movimentos, sendo o último deles – “Na Mansão do Rei das Montanhas” – entre os mais conhecidos das composições orquestrais curtas. É também o poema sinfônico mais popular de Grieg e mescla o folclore norueguês, os contos de fadas e a tragédia grega. A narrativa trata do caminho do ser humano, da juventude até a velhice, e da luta da alma entre os impulsos instintivos e a autoconsciência. A suíte teve sua estreia em 1876 e conta a saga de Peer Gynt, um anti-herói astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos.

Já a música incidental de Beethoven é dividida em nove peças para soprano, narrador masculino e orquestra. Ela foi inspirada em incidente verídico: a dominação da Holanda pela Espanha no século 16. A peça narra a história do conde Egmont, que se opõe à tirania dos governantes espanhóis e luta pela independência do seu povo, vindo a pagar com a própria vida. É lembrada, principalmente, por sua abertura, devido à sua força, nobreza e caráter triunfante. Foi composta entre outubro de 1809 e junho de 1810.

As apresentações são realizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio do Atacadão (ouro), Hyundai (prata) e CNH Industrial (bronze). Além disso, a Caterpillar é apoiadora e são parceiros Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Pop, Ibis Styles Piracicaba e Parlare Marketing Cultural.

A SOLISTA – A soprano piracicabana Raíssa Amaral é graduada, mestra e doutoranda em canto lírico pela Unicamp, onde também se formou em cordas popular. Estudou violão clássico com Sergio Belluco e piano com Cidinha Mahle. Com o Opera Studio da Unicamp atuou em várias óperas. Protagonizou a ópera “A Moreninha”, de Ernst Mahle, sob regência do próprio autor. Em 2016, no Teatro São Pedro (SP), destaca a ópera de A. von Zemlisky, o Anão, onde interpretou Ghita, sob regência do maestro André dos Santos. Já cantou sob regência dos maestros Silvio Viegas, no Palácio das Artes; Roberto Minczuck, no Theatro Municipal de São Paulo; Claudio Cohen, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, e Roberto Tibiriçá, no Palácio das Artes. Venceu o 7º Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

PATROCÍNIO OURO – Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

SERVIÇO – Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 1º de outubro, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos disponíveis no megabilheteria.com a partir de quarta-feira (28 de setembro). Na entrada do espetáculo, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: osp.org.br ou via Facebook e Instagram.

4 Responses

  1. admin

    Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.

    • admin

      Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.

      • admin

        Etiam commodo convallis laoreet. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo

  2. admin

    Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Praesent vestibulum molestie lacus.

leave a reply