Natural de Potsdam, na Alemanha, o maestro Knut Andreas foi reconhecido pela Câmara Municipal de Piracicaba com o Título de Cidadão Piracicabano. A homenagem é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) e foi entregue no sábado (18), no concerto de abertura da Temporada 2023 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), da qual ele é diretor artístico e regente titular.
O Título de Cidadão Piracicabano é concedido pelos vereadores a pessoas nascidas fora de Piracicaba e que desenvolvem trabalhos de relevância para a cidade em áreas distintas. Ele foi proposto pela vereadora Rai de Almeida em outubro do ano passado, no projeto de decreto legislativo 62/2022, que depois se transformou no decreto legislativo 63/2022, após ser aprovado no mês de dezembro por todos os vereadores.
A entrega do Título foi realizada após a apresentação da primeira peça do programa, "Abertura Fidelio", de Beethoven. Na sequência, a OSP apresentou "Frates para cordas e percussão", de Arvo Pärt, e a "Sinfonia N° 5", de Dmitri Shostakovich. No palco, acompanharam a homenagem a secretária Nancy Thame (Agricultura e Abastecimento), que representou o prefeito Luciano Almeida, e o violoncelista piracicabano André Micheletti, diretor artístico associado da OSP e professor de música na USP de Ribeirão Preto.
Segundo a vereadora, a intenção foi a de reconhecer o trabalho desenvolvido por Knut Andreas. O maestro tem alternado sua agenda entre Brasil e Alemanha, onde atua como professor honorário de história da música e gestão musical na Universidade de Postdam. É ainda regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e da Orquestra Sinfônica de Postdam.
"Este Título é uma forma de valorizarmos todo o trabalho que o maestro vem desenvolvendo no Brasil nos últimos anos e, claro, em especial em nossa cidade. É uma acolhida ao maestro, que tanto tem cativado o público piracicabano com seu talento, competência, humildade e gentileza", declarou a vereadora, ao citar: "se não me engano, já vestiu até a camisa do nosso XV de Piracicaba!", em referência ao concerto Rock Sinfônico, promovido em outubro, quando Knut apresentou o BIS trajando a camiseta do time alvinegro.
Ao agradecer o Título, Knut Andreas dedicou a homenagem a todos os instrumentistas da OSP. "A distância entre Brasil e Alemanha é muito grande, mas eu me sinto em casa e me sinto um irmão. Muito obrigado, vereadora, pela iniciativa, e à Câmara de Piracicaba, pela confiança. Esta cidade me traz muitas alegrias a cada vez que estou aqui. Conto os dias para trabalhar com os músicos", afirmou. Ele encerrou com uma pequena brincadeira, sobre o dialeto piracicabano, e arrancou risos da plateia: "agora, preciso aprimorar o meu português e falar porrrta".
A aproximação do maestro com a OSP começou em 2019, ao ser convidado para reger o concerto de aniversário de 252 anos de Piracicaba. No mesmo ano, retornou para o encerramento da temporada, em dezembro. Atuou ainda como regente convidado em 2021, nos meses de outubro e dezembro, ao receber oficialmente o convite da direção da Orquestra para as funções de diretor artístico e regente titular.
Diretor artístico associado da OSP, o violoncelista André Micheletti, relatou um episódio em que Knut Andreas, sensibilizado com as dificuldades financeiras dos músicos da OSP na pandemia, promoveu um concerto beneficente na Alemanha e destinou os recursos a Piracicaba. "A sua colaboração vai além de trazer uma música de extrema qualidade para a cidade, mas na humanidade e carinho por Piracicaba", declarou.
A secretária Nancy Thame enalteceu a vereadora Rai pela escolha da homenagem e disse que a parlamentar teve sensibilidade e sabedoria. Para ela, uma das características do maestro é a diversidade. "Para nós é um privilégio e uma alegria receber o maestro Knut Andreas como novo piracicabano", disse, ao abordar ainda a forma como os alemães valorizam a música clássica e se dedicam a ela com afinco.