Por Fernanda Rizzi - Jornal de Piracicaba - 8 de setembro de 2023
No último dia 12 de agosto, em comemoração aos 256 anos de Piracicaba, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) não se deixou abalar pelo apagão de energia elétrica que ocorreu devido à uma chuva de granizo, enquanto apresentava espetáculo o “Farandole”, da obra de Georges Bizet “L’Arlésienne”, sob a regência do maestro alemão Knut Andreas. A Orquestra continuou a apresentação no escuro, e a atitude e o profissionalismo dos músicos causaram reações pela internet.
Contas no Instagram ao redor do mundo, com grande número de seguidores e de músicos, repostaram o vídeo da Orquestra gravado por Denis Usov, ultrapassando mais de 1,5 milhão nos perfis: @best.musicmemes @conserconser @musiciansrepresent @talented_musicians, além do perfil do músico Ricardo Camatari Pavaneli (@ricardocamatariviolino), como ainda da conta @alessandragbetti, que fez uma gravação da plateia.
Luiz Augusto, físico e matemático, formado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), conhecido por sua conta no Instagram @econofisico, destacou a performance musical. “Eles continuaram como se nada tivesse acontecido. Isso significa que eles treinaram demais, e deram tudo para essa apresentação assim como as outras”, disse.
Já o perfil @best.musicmemes destacou: “Louco, não? Isso aconteceu em Piracicaba, Brasil, durante show do @sinfonicapiracicaba. Faltou energia durante uma tempestade de granizo e mesmo assim os músicos não pararam de tocar! Eles realmente conheciam a música que estavam tocando!”, publicou.
Além disso, diversos comentários como “Espetacular”, “Bravo”, “Esses músicos merecem todo o reconhecimento”, “Quando se é bom no que faz, nada pode atrapalhar” foram publicados por internautas nas postagens.
O vídeo da performance pode ser conferido no Instagram Oficial: @sinfonicapiracicaba.