A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) realiza nos dias 30 e 31 de maio, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, o concerto “Uma Noite na Ópera”, como parte da Temporada 2025, comemorativa aos seus 125 anos de fundação. O programa traz a participação de dois cantores solistas e reúne árias de grandes nomes da ópera, como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Georges Bizet e Gaetano Donizetti. A regência é do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular.
Os solistas convidados para a ocasião são a soprano Edileuza Ribeiro e o tenor Jean William. O maestro Knut Andreas destaca que a seleção é uma síntese das principais correntes do repertório operístico, abordando diferentes períodos e estilos. “Apresentaremos famosas árias e duetos de compositores franceses e italianos do romantismo musical, para que o público entre em contato direto com melodias mundialmente conhecidas”, explica.
Das composições brasileiras, o repertório abrange o Prelúdio de “O Garatuja”, escrita pelo cearense Alberto Nepomuceno, um dos primeiros compositores a integrar elementos nacionais à música de concerto no Brasil. A peça é baseada no romance homônimo de José de Alencar.
O repertório também inclui “Nessun dorma”, de Turandot, de Giacomo Puccini, uma das árias mais conhecidas mundialmente, imortalizada por tenores como Luciano Pavarotti. Outra curiosidade do programa é a inclusão do intermezzo de “Suor Angelica”, também de Puccini, peça instrumental que retrata a atmosfera de clausura e fé presentes na obra. Ainda desse compositor, a OSP executa “Donde lieta usci", da ópera La Bohème.
De Gaetano Donizetti, serão interpretadas “Una furtiva lagrima” e “Chiedi all’aura lusinghiera”, ambas de L’elisir d’amore, ópera que retrata uma história de amor e mal-entendidos, típica do estilo cômico do compositor.
A noite traz ainda “La donna é mobile”, ária mantida em segredo por Giuseppe Verdi durante os ensaios, tamanha expectativa da estreia em “Rigoletto”, e tornou-se uma das canções mais populares da cultura ocidental após sua primeira apresentação. Também de Verdi, a OSP traz a ária “Parigi, o caro”, de La Traviata, dueto entre os protagonistas Violetta e Alfredo, expressando seu desejo de viver juntos em Paris.
De Camille Saint-Saëns, a apresentação traz “Mon coeur s'ouvre à ta voix”, da ópera Samson et Dalila, cuja ária é caracterizada pelo lirismo e sensualidade melódica. Completam o programa obras de Georges Bizet (“La fleur que tu m’avais jetée”, de Carmen), Charles Gounod (“Ange adorable”, de Roméo et Juliette) e Jules Massenet (“Il est doux, il est bon”, de Hérodiade).
Em homenagem ao maestro Ernst Mahle, que morreu no último dia 12, a OSP interpretará a balada da ópera “A Moreninha”, de 1980.
“Nossa missão é aproximar a música de concerto do maior número possível de pessoas e, ao mesmo tempo, reforçar a ligação da OSP com a história cultural de Piracicaba. Propor esse passeio pela ópera mundial é também uma homenagem à trajetória do nosso conjunto, que, desde 1900, contribui para a vida musical da cidade”, afirma o diretor artístico associado e vice-presidente da OSP, André Micheletti, ao destacar ainda que este é um dos maiores programas de sucesso da OSP.
A Temporada 2025 da OSP tem o patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, o patrocínio turquesa da Phinia, o patrocínio topázio do Savegnago e o patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. São parceiros a Secretaria de Cultura, Prefeitura de Piracicaba e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, com apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM.
Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 23 de maio, no megabilheteria.com a R$20 (inteira) e R$10 meia (estudantes, idosos, portadores da Identidade Jovem, pessoas com deficiência). Aceita Vale Cultura como meio de pagamento. A distribuição gratuita acontece 1h antes de cada espetáculo. São 140 ingressos, que devem ser retirados diretamente na bilheteria do Teatro (prioridade para pessoas com baixa renda e estudantes; público geral conforme disponibilidade). A apresentação de sábado contará com intérprete de Libras. Ampliando ainda mais a acessibilidade dos concertos, a OSP disponibilizará na entrada programas confeccionados em Braille.