PIRACICABA, JULHO DE 2022 - Compromisso com o social, aliado à parceria da população. Tais premissas norteiam a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que, em seus concertos mensais, incentiva a doação de alimentos, na troca pelos bilhetes gratuitos, revertidos às entidades da cidade. Além disso, a temporada busca iniciativas em prol da acessibilidade, possibilitando maior acesso às apresentações. Entre os exemplos está a inclusão de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Nas sessões que serão realizadas no Teatro Municipal Dr. Losso Netto neste sábado (30), às 16h e 19h, a entidade a ser contemplada é a Casa de Amparo aos Idosos - Cantinho da Vovó Sônia. Em agosto, no dia 6, quando a OSP retorna à casa de espetáculos para o concerto dos 255 anos de Piracicaba, a arrecadação será em prol do Lar dos Velhinhos.
Os concertos são realizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura e têm o patrocínio ouro do Atacadão, patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da CNH Industrial. São apoiadores a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), além da Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan Piracicaba, Rádio Pop e Parlare Marketing Cultural.
“As ações sociais da OSP são regulares, desde que elaboramos o projeto de reestruturação, há mais de sete anos. Em janeiro, por exemplo, destinamos mais de 500 litros de leite à Aliança da Misericórdia, entidade indicada pela Diocese de Piracicaba”, diz André Micheletti, diretor artístico associado da OSP, sobre o material arrecadado em janeiro, no concerto com órgão de tubos na Catedral de Santo Antônio.
Também neste concerto, na sessão das 19h, haverá a participação de um interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) O Objetivo é possibilitar o acesso amplo ao público”, lembra Micheletti.
A OSP destinou, no ano passado, pelo menos 1 tonelada de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade. “Para agosto, decidimos adotar o Lar dos Velhinhos, entidade que, assim como a OSP, é centenária e faz um trabalho reconhecido na cidade”, completa o diretor artístico associado. Neste caso, os ingressos estarão disponíveis no megabilheteria.com a partir do dia 3.
Além da arrecadação de alimentos, a OSP busca outras formas de ampliar as ações de responsabilidade social. Em dezembro do ano passado, músicos visitaram a Casa Bonsai, localizada no bairro Colinas de Piracicaba. Na ocasião, os atendidos da instituição tiveram a chance de assistir a uma apresentação em clima de Natal.
A OSP desenvolve o projeto Música nas Escolas, a partir de recursos da Secretaria Municipal de Educação, em que quartetos de cordas, sopros e madeiras percorrem escolas da rede para apresentar a música clássica e o funcionamento de uma orquestra, por meio de canções leves e descontraídas, que fazem parte do universo infantil.
FILA DE ESPERA – Os ingressos para as duas sessões deste sábado, que terão a participação do premiado pianista brasileiro Cristian Budu, se esgotaram na plataforma da MegaBilheteria dois dias após a abertura. No entanto, a OSP incentiva a fila de espera antes dos respectivos concertos, às 16h e 19h, no Teatro Dr. Losso Netto.
“Optamos por manter a fila de espera, algo que vinha sendo adotado em outras temporadas. Mesmo quando as sessões estão esgotadas, há as desistências e procuramos acomodar o público da melhor forma possível", explica o maestro Knut Andreas, regente titular e diretor artístico.