OSP recebe moção da Câmara e homenageia Hyundai pelos 10 anos de patrocínio

OSP recebe moção da Câmara e homenageia Hyundai pelos 10 anos de patrocínio

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) foi homenageada com uma moção de aplausos da Câmara Municipal e agradeceu a parceria com a Hyundai Motor Brasil, patrocinadora das temporadas há uma década. As homenagens aconteceram na sexta e sábado, dias 30 e 31, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

As solenidades antecederam a apresentação do repertório de “Uma Noite na Ópera”, com árias e duetos de grandes compositores do romantismo europeu, interpretados pelos solistas Edileuza Ribeiro e Jean William, sob regência do maestro alemão Knut Andreas.

Na sexta-feira (30), a OSP recebeu a moção de aplausos 57/2025, concedida pela Câmara Municipal de Piracicaba por iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB) e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. A honraria reconhece a contribuição da orquestra à vida cultural da cidade desde sua fundação, em 1900. Também participou da cerimônia o vereador Fábio Silva (Republicanos).

Já no sábado (31), foi a vez da OSP reconhecer a Hyundai Motor Brasil, montadora sul coreana sediada em Piracicaba, cujo parque fabril é responsável pela produção dos automóveis Creta e HB20. Há 10 anos, a empresa patrocina as temporadas da orquestra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O reconhecimento foi entregue a Eduardo Fischmann, gerente executivo de Assuntos Corporativos e Responsabilidade Social da montadora, pelo apoio contínuo à difusão da música clássica em Piracicaba.

“A parceria com a Hyundai é um exemplo de como a iniciativa privada pode transformar a realidade cultural de uma cidade”, afirmou Silvia Costa Szakács, presidente da Associação da OSP. “Graças à sinergia entre poder público e empresas, levamos música de qualidade a mais de 150 mil pessoas na última década e impactamos 50 mil crianças em projetos educativos. É uma conquista coletiva que merece ser celebrada”, destacou Silvia.

Na avaliação de Silvia, receber a moção de aplausos da Câmara Municipal é um gesto que valoriza não apenas a história da OSP, mas também o esforço coletivo de músicos, gestores, educadores e da comunidade. “Essa homenagem simboliza o que acreditamos: que a música é uma construção conjunta. Agradeço, em nome dos músicos, da equipe técnica, da diretoria e de todos que constroem a nossa Orquestra com tanta dedicação e paixão.”

Além da Hyundai, a Temporada 2025 tem o patrocínio rubi da Drogal, o patrocínio turquesa da Phinia, o patrocínio topázio do Savegnago e o patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. São parceiros a Secretaria de Cultura, Prefeitura de Piracicaba e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, com apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM.

As homenagens integraram a programação especial da Temporada 2025, que comemora os 125 anos da orquestra, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Piracicaba.

Também no fim de semana, o secretário municipal de Cultura, Carlos Alberto Lordello Beltrame, anunciou que o hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto será denominado de Ernst Mahle, em homenagem ao maestro, compositor e educador que morreu em maio, aos 96 anos. Durante os concertos, a OSP reconheceu o legado do maestro com a execução da balada da ópera A Moreninha, de 1980.

No Comments Yet.

leave a reply